Order:
  1.  12
    Heidegger leitor de Husserl: Sob a sombra da fenomenologia.José Reinaldo F. Martins Filho - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (28).
    Este artigo busca apresentar as fenomenologias de Husserl e de Heidegger não como dois caminhos isolados na construção do que ulteriormente representou a tradição fenomenológica, mas, ao contrário, identificando pontos de intersecção entre estes dois autores. Para isso recorre ao texto Mein Weg in die Phänomenologie, de Heidegger, publicado em 1963, no qual o já septuagenário filósofo recorre ao seu itinerário pessoal junto à fenomenologia e ao quanto a obra e, posteriormente, a figura de Husserl se mostrariam marcantes na elaboração (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Morte e finitude na filosofia de Martin Heidegger: uma intuição de sein und zeit ao pensamento da história do ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark